DQB – CARTA AOS AMIGOS  (2011)


Neste ano de 2011, lançamos o DQB (Democracia ao Quadrinho Brasileiro), movimento virtual a favor da nonaarte brasileira que tem debatido e buscado novas ideias para promover, incentivar e divulgar a arte do quadrinho nacional.

Sem xenofobia, o movimento tem se posicionado como um canal para escutar e divulgar a opinião de desenhistas, editores, leitores e simpatizantes de nossa arte para conquistarmos melhores condições de trabalho, mais espaço para publicação, divulgação, respeito e reconhecimento de nosso público, não somente para o quadrinho brasileiro tradicional, mas também para o novo quadrinho brasileiro e o independente.

Ainda em 2011, depois de votação democrática no Facebook, decidimos lançar petição pública no link: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=DQB para recolher assinaturas para abaixo- assinado que pretendemos encaminhar às autoridades competentes do Brasil.

Enxergamos com bons olhos a tentativa do Congresso Nacional de sancionar lei de implementação de cotas de publicação, cujos percentuais de market share, obrigariam editoras e distribuidores a publicar mais quadrinhos nacionais de qualidade nas livrarias, sites e veículos de imprensa.

Porém, para não dependermos eternamente de cotas, o DQB defende em seu primeiro abaixo-assinado a criação de incentivos ao desenhista/autor/editor de quadrinhos por meio de mais ofertas de patrocínios privados e estatais (com mais editais específicos) para a produção de quadrinho nacional; oferta de bolsa de estudos para o desenhista brasileiro reciclar seus conhecimentos e apoio a eventos de divulgação do quadrinho nacional nas escolas e feiras do Brasil e exterior.

O DQB não é contra o quadrinho estrangeiro e não pretende derrubar editoras ou empresa de mídia. O DQB é a favor do desenhista e do escritor de quadrinhos, respeita a opinião de nossos leitores e objetiva lutar por um mercado mais favorável à nonaarte brasileira.

Desde já agradecemos o apoio e a participação de artistas, editores, leitores e simpatizantes. Agradecemos a todos que assinaram e, aos que ainda não assinaram, leiam nossa solicitação e apóie nossa petição pública com a sua assinatura: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=DQB

Divulgue o  DQB e o abaixo-assinado para outros artistas, amigos, familiares e fãs de quadrinhos. Em 2012, temos como meta alcançar mais assinaturas e vitórias a favor de nossa arte.

O DQB continuará permanente na luta, servindo como canal virtual de opinião e ação.

Acabou o silêncio dos desenhistas.

Blog oficial: http://www.meuheroi.com.br/blog-dqb/blog-dqb.html

 

Diretrizes do DQB: http://www.meuheroi.com.br/blog-dqb/entry/dqb-democracia-ao-quadrinho-brasileiro-diretrizes.html